domingo, 2 de maio de 2010

Material didático escolhido pelo Governo

As imagens apresentadas abaixo fazem parte dos materiais educativos da DVDteca na escola, distribuídos na rede pública de ensino, para uso em sala de aula.

Fig 01

Fig. 02


Fig. 03

Por muito menos do que se vê explicitamente nestas imagens, os meios de comunicação teceram severas críticas, começando com a História em Quadrinhos (HQ) “Dez na área, um na banheira e ninguém no gol”, seguida da Graphic Novel de Will Eisner, apontando culpados e condenando a linguagem das HQ´s à condição de arte menor por suspeita de apresentar material pornográfico, induzindo os leitores a acreditar que as HQ´s são feitas apenas para crianças. Por isso não tiveram a preocupação de fazer a triagem classificatória, já que, segundo eles, toda HQ deveria ser dirigida ao público jovem. A HQ fora dos padrões que por engano fora incluída na seleção de obras para as bibliotecas da rede pública de ensino contendo conteúdos exclusos, linguagem de baixo nível não deveriam ser levadas a sério segundo o referencial do grupo que selecionou tal material pois, era a anomalia. Sabe-se o valor das HQ´s e reconhecimento por parte da sociedade. Para não assumir o erro, o governo coloca a culpa no veículo e fala sem propriedade. Em toda linguagem pode se encontrar material de alta qualidade ou produções baratas e que são destinados para públicos de diferentes faixas etárias. As HQ´s assim como toda e qualquer linguagem autônoma também estão sujeitas as divisões, classificações de público, idade e qualidade. A justificativa dos envolvidos, nesse momento, cai por terra e demonstra mais uma vez o despreparo da equipe do governo para lidar com conteúdos destinados ao uso em sala de aula. Erros grosseiros como esses vão se repetir, devido à falta de experiência, respeito pelos assuntos específicos que desconhecem e o mais grave por ignorar a rotina da sala de aula. Não basta obter informações sobre o funcionamento das escolas públicas e achar que conhece a rotina.

Para entender o comportamento, interesse, as necessidades e angústias que permeiam o ambiente escolar público os melhores caminhos para se chegar mais perto de resultados positivos é necessário, conforme entendimento empírico, manter contato direto e atuante com a escola pública por pelos menos 3 (três) anos de uma forma constante, envolvendo-se também com as comunidades carentes organizadas onde a grande maioria das escolas públicas está localizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação enfatizam a individualidade, a autonomia e a iniciativa no sentido de

14. Assegurar a autonomia das escolas, tanto no que diz respeito ao projeto pedagógico como em termos de gerência de recursos mínimos para a manutenção do cotidiano escolar.

15. Promover a autonomia financeira das escolas mediante repasses de recursos, diretamente aos estabelecimentos públicos de ensino, a partir de critérios objetivos.

Editar pelos sistemas de ensino, normas e diretrizes gerais desburocratizantes e flexíveis, que estimulem a iniciativa e a ação inovadora das instituições escolares. (Legislação - PNE, SEC de São Paulo).

Os parágrafos acima, extraídos do projeto de lei do Plano Nacional de Educação, não se efetivam na prátcia.

Se tal material que está em controle dos professores for analisado sob a mesma ótica das HQ´s que foram criticadas, então deveria ser recolhido imediatamente e a linguagem da fotografia condenada assim como seus autores, pois como é de costume o poder público fazer, isentando-se de culpa.

Qual o critério de seleção ao mostrar imagens de mulheres nuas (Fig. 4), por exemplo, em uma sala de aula com crianças ou mesmo adolescentes, transpondo a responsabildade da credibilidade do setor educacional para o desrespeito àqueles familiares que depositaram nesse mesmo sistema de ensino a confiança e portanto, agindo com total ignorência à missão fundamental do educar.

Fig. 04

No material surgem closes das partes íntimas de duas mulheres entrelaçadas sugerindo uma relação homossexual figura 2, acompanhada da indicação de sites eróticos proibidos para menores figuras 5, 6, 7 e 8.


Fug. 05

Fig. 06

Fig. 07

O uso excessivo de imagens eróticas em ambiente escolar para jovens é exposto sem nenhum critério vejam figuras 9, 10, 11, 12 e 13 retiradas do DVD Arte na escola número 05, Arqueologia da imagem.

Fig. 08

Fig. 09

Fig. 10

Fig. 11

Fig. 12

Fig. 13

Abaixo algumas das obras escolhidas que fazem parte do DVD Autorretrato, figuras 14, 15, 16 e 17.

Fig. 14

Fig. 15

Fig. 16

Fig. 17

Sem enumerar a quantidade nem a variedade de seios que aparecem na figura 18 do mesmo vídeo, pode-se ter uma idéia e para finalizar a mostragem a figura 20 que por si só já diz tudo. Fig. 18



Fig. 19

Há necessidade de esclarecer ao indicar qualquer produto ou atividade o entendimento dos fins últimos e a quem os mesmos se destinam. Aos responsáveis pela escolha do material, investigar os conteúdos com cuidado, conhecer o público alvo para evitar equívocos futuros.

O distanciamento da Secretaria de Educação, a recusa em ouvir os profissionais que trabalham na linha de frente lutando sem recursos para garantir o mínimo de qualidade, correndo de uma escola a outra a fim de ter um rendimento básico para sobreviver, tudo isso comprova o descaso do governo.

Está registrado aqui o apoio ao projeto e reconhecimento da importância do mesmo. Deixo o alerta aos sensacionalistas de plantão que procurem se informar mais a respeito do que vão falar antes de sair gritando e acusando tudo e todos, causando danos aos segmentos consolidados. É um bom projeto com variedades de estilos que está inserido na sociedade atual e cujo acesso à internet e aos meios de comunicação de massa são uma realidade comum aos estudantes acostumados com os mais variados conteúdos que a mídia oferece.

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