A escola Alice Chuery pretende mostrar o quanto a rede pública de ensino pode contribuir com a sociedade, como fazem as Universidades, disponibilizando seus conhecimentos em favor das causas sociais.
O Estado abriu esse espaço com o lançamento do concurso de criação de uma Mascote para a Campanha do Agasalho. É a chance de criar e extrapolar as expectativas, oferecendo todo o trabalho de produção e divulgação.
Uma Campanha como esta, feita nos moldes convencionais, despende gastos elevados que vão desde a contratação de agências de publicidade, mídias (rádios, jornais, TV, internet, cartazes, cartilhas, palestras etc.) até a produção das peças publicitárias (filmes, folhetos, fotografias, treinamento de pessoal etc.).
Todas as etapas concernentes às práticas escolares foram cumpridas no que diz respeito ao projeto. Os alunos tomaram conhecimento do assunto, aprenderam sobre a criação de personagens que representam idéias, entenderam o que é uma mascote e sua utilidade, tiveram a oportunidade de ver exemplos e criaram os seus projetos, os quais podem ser vistos nos anexos.
O trabalho teve o envolvimento de todos, caracterizando uma atitude interdisciplinar.
Com o objetivo de comprovar o que foi dito acima, a escola resolveu apresentar sua idéia com a máxima clareza, como fazem as agências de publicidade ao apresentar o lançamento de um produto. Primeiro transformou a proposta em conteúdo didático, inseriu a idéia de mascote na linguagem autônoma das histórias em quadrinhos (HQ), contou brevemente sua origem e os itens relacionados às HQ presentes no cotidiano de todos, as quais integram as tiras de jornais, os cartuns, as charges, as próprias revistas de HQ e o cinema de animação.
Depois de toda a informação teórica os alunos iniciaram o trabalho prático: a criação de uma mascote. Fizeram esboços em papel e, posteriormente, a finalização. A opção de colorir ficou a cargo do criador.
Procurando cumprir seu papel de educar, a escola esclareceu e demonstrou que uma ideia não se esgota e sempre pode ir além. Fez a sua mascote com estrutura física e psicológica pautada em raciocínio lógico, justificando todos os aspectos que foram colocados na personagem, bem como os aspectos estéticos fundamentados nos conhecimentos artísticos atualizados com as tendências e o gosto do público alvo.
Seja qual for a ideia vencedora, a escola Alice Chuery propõe com esse projeto confeccionar ou ajudar a produzir as peças propostas, ou seja, não há preocupação em vencer, mas em aliar esforços pedagógicos para a concretização deste projeto.
Constrói-se, dessa forma, uma maneira de colocar a rede pública de ensino ao lado das grandes instituições que prestam serviços à coletividade.
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